Advance Centro Integrado de Dança



Liberté en Danse ...

Duchamp é reverenciado no espetáculo Liberté en Danse

No palco do Central, cem bailarinos do Advance e alunas da Alae
integram dança e artes plásticas, em coreografias irreverentes

O Advance Centro Integrado de Dança celebra o segundo ano de atividades, com o espetáculo Liberté en Danse.

As diretoras Andrea Ventura e Claudia Cimino definem a nova apresentação como uma montagem duplamente artística, porque envolve a arte da dança inspirada nas obras do artista plástico Marcel Duchamp, algumas das quais foram recentemente expostas no Brasil.

Com trabalhos irreverentes, que se opõem à tradição da criação artística, Duchamp utilizou, muitas vezes, objetos do cotidiano para explorar sua liberdade de expressão. Seguindo esta linha, o espetáculo Liberté en Danse utiliza elementos simples que ganham nova vida no palco do Cine Theatro Central.

As expressões de cem bailarinos em ritmos como Jazz, Contemporâneo, Clássico, Sapateado e Street Dance revelam coreografias ousadas, que provocam uma ruptura com os movimentos tradicionais, explorando recursos cênicos inusitados. Tecidos, lanternas, sombrinhas, entre outros, possibilitam uma releitura sobre a arte da dança. A cada momento, um novo quadro é explorado, seja na mão do bailarino ou no conjunto da cena, em si, reafirmando que a liberdade de expressão é infinita.

Mantendo a trilha da inclusão, o Advance reúne, novamente, alunas da ALAE, Associação de Livre Apoio ao Excepcional, conferindo ainda mais emoção ao espetáculo.

À trilha sonora francesa mescla-se a música norte-americana, já que durante algum tempo Duchamp viveu entre Paris e Nova York.


Ficha Técnica
Direção: Andrea Ventura e Claudia Cimino
Coreógrafos: Andrea Ventura, Claudia Cimino, Aline Costa, Henriqueta  Vieira  e Rodrigo Silveira
Cenário: Paulo Berberick
Figurino: Vaina Oliveira
Iluminação: Sebastião Vilella